O que você tem feito para cuidar de si mesmo(a) durante esse período? Confira nossas dicas sobre saúde e bem estar físico e emocional para uma vida mais saudável.
Você sabe o que a palavra autocuidado significa? O dicionário brasileiro, em sua formalidade, nos diz:
Substantivo masculino. Conjunto de ações ou procedimentos de cada indivíduo destinado à manutenção da vida, da saúde e do bem-estar.
Ou seja, o autocuidado é um conjunto de atitudes que cada um faz com o objetivo de cuidar de si mesmo. Muitas coisas podem ser consideradas como atitudes de autocuidado. Até mesmo tirar um tempo para refletir sobre essas questões já pode ser considerado um hábito de autocuidado.
Com tantos acontecimentos mundiais que 2020 tem gerado, é bem possível que você não esteja priorizando cuidar de si mesmo por pensar que pode ser egoísmo. Mas, saiba que cuidar de si mesmo é também uma forma de se manter em equilíbrio para conseguir ajudar outras pessoas e lidar melhor com o momento atual.
Confira nossas dicas para você praticar diariamente e ter mais qualidade de vida:
SAÚDE MENTAL
O isolamento social pode causar ou intensificar níveis de estresse, ansiedade, humor depressivo e transtorno obsessivo compulsivo, principalmente em pessoas que moram sozinhas ou precisaram se adequar ao trabalho em home-office, normalmente sem convívio social. Para proteger sua saúde mental nesse contexto caótico, é importante manter uma rotina equilibrada, se possível, diferente da que você mantinha antes da COVID-19, ajustando seu local trabalho para deixá-lo agradável e confortável, incorporando o hábito de ler menos notícias consideradas negativas, como pautas sobre violências, política e saúde pública, pois, por enquanto todas elas giram em torno do mesmo objetivo: mostrar a quantidade de vítimas e os estudos para encontrar uma solução de saúde, o que pode causar: estresse, ansiedade e desesperança.
Tente não absorver problemas que não são seus, sejam relacionados ao mundo, aos seus familiares ou amigos, pois, em casos assim, em que não temos controle sobre o que pode ser feito, infelizmente nos sentimos impotentes e frustrados, no entanto, não cabe a nós sermos protagonistas dessas situações. Aprenda a ser ombro amigo para ouvir sem carregar para si mesmo a dor do outro.
ALIMENTAÇÃO NUTRITIVA
Um estudo com 1874 brasileiros, feito pela VEJA SAÚDE e o núcleo de Inteligência de Mercado do Grupo Abril, com o apoio institucional da Associação Brasileira de Medicamentos Isentos de Prescrição (Abimip), revelou que a dieta do brasileiro sofreu alterações nesse período:
33% Aumentaram o consumo de doces
- 32% Estão ou estiveram com compulsão alimentar
- 27% Passaram a comer mais vezes por dia
- 17% Aumentaram o consumo de industrializados
- 16% Reduziram o consumo de frutas, legumes e hortaliças
- 12% Passaram a consumir mais bebida alcóolica
- 8% Está ou esteve com perda de apetite
- 9% Reduziram o consumo diário de comida
Com a nova rotina, medo do futuro e sensação de tédio causado pelas limitações geradas pelo isolamento social, o brasileiro vê na comida e na bebida alcóolica uma válvula de escape momentânea para suas emoções, mas, quando fazemos isso, sabotamos o nosso corpo, saúde e mente, e geramos um transtorno ainda maior no futuro. Mas, como fazer para alimentar-se melhor sem cair na monotonia? Nós te damos a dica:
– Crie e prepare semanalmente ou para cada três dias, o seu cardápio de refeições principais, como: café da manhã, almoço e jantar, com proteína (animal ou vegetal), legumes, hortaliças e frutas, e estabeleça um pouco de flexibilidade para os finais de semana e lanchinhos da tarde. Assim, você pode conseguir nutrir-se sem necessariamente enjoar do que consome. Experimente criar o cardápio para a família toda!
EXERCÍCIOS FÍSICOS
Com as academias e parques públicos fechados, muitas pessoas pararam de praticar atividade física e a ausência de exercícios físicos afetam nosso emocional. Você já ouviu falar em serotonina? O famoso hormônio da felicidade também é estimulado quando praticamos atividade física. Para você aumentar os seus níveis hormonais, cuidar do corpo e manter uma rotina saudável, atualmente existem aplicativos e canais no YouTube e Instagram, que podem te ajudar. O personal trainer Norton Mello, em seu canal no Instagram, realiza diariamente, às 20h, uma live de exercícios para praticarmos em casa. Coloque uma roupa confortável, tênis e aproveite para começar.
SONO EM DIA
Os seres humanos precisam de, pelo menos, oito horas de sono por dia para regular níveis hormonais e recuperar-se do dia a dia. Como você tem dormido? Nossa dica para melhorar a qualidade do sono é desligar-se do celular uma hora antes de deitar-se, reduzir o brilho da televisão caso esteja assistindo algo e evitar rebobinar mentalmente tudo o que ocorreu no dia. Esse último, talvez não fácil, e caso você tenha muita dificuldade para dormir ou permanecer dormindo, o ideal é procurar ajuda médica para mapear o que pode te causar isso.
HOME OFFICE SAUDÁVEL
Em muitos casos o home office tem sido uma nova forma de atuação para profissionais, principalmente da área corporativa. Com essa nova rotina, ainda em adaptação, pode acontecer de você estender seu horário de trabalho por não atentar-se as horas ou por já “estar em casa mesmo” ou porque seu chefe pede algo “urgente” fora do horário de expediente. Saiba que esse comportamento não é uma forma e autocuidado, por isso, aprenda a dizer não a você mesmo e aos seus superiores, quando possível, e desligue o notebook após o expediente. Ah, você pode também guarda-lo, pois estando fora do seu campo de visão, o pensar em continuar trabalhando fica mais distante.
Estabeleça uma rotina de pausa para almoços, cafés, como você fazia quando trabalhava na empresa. As pausas são importantes para recuperarmos o fôlego enquanto descansamos a mente.
TENHA BONS HÁBITOS DE HIGIENE
Desejamos que você já tenha memorizado o quanto é importante lavar as mãos constantemente, evitar levá-las ao rosto e higienizar todo produto que vier “da rua”, para evitar contaminação por Covid-19.
Para te ajudar na sanitização de forma ágil, você pode montar um “cantinho anti-covid” na sua casa, onde as pessoas, ao chegarem, devem deixar os calçados, casacos e bolsas, além de utilizar álcool em gel nas mãos e em spray nos itens de supermercado, por exemplo.
INFORME-SE SOBRE SAÚDE
Ok. Nós te dissemos que é importante evitar o excesso de informação nesse período, mas você não deve deixar de se informar sobre os cuidados de saúde, por isso, estabeleça um momento da semana para ler sobre bem estar e qualidade de vida. Você pode continuar visitando nosso blog com frequência para conferir matérias como essa, sem preocupar-se com conteúdo de notícias negativas.
Nos conte o que você tem feito para cuidar de si mesmo nesse período e, se você já está adaptado a nova rotina.