Quais materiais acadêmicos não podem faltar na área de saúde?

Passou na faculdade de saúde? Parabéns 🤍 é uma grande conquista e estamos orgulhosos de você! 😍

Agora é hora de se preparar para essa nova jornada! Separamos os itens básicos que não podem faltar em sua graduação, seja medicina, enfermagem, fisioterapia e outros.

Jaleco


Mais do que um símbolo da área da saúde, é relacionada à proteção. O jaleco protege contra fluidos e ajuda a reduzir o risco de contaminação causadas por bactérias, vírus e fungos. É importante que o jaleco seja feito com tecido de qualidade, como por exemplo, o 100% algodão ou gabardine. Para um bom custo-benefício, é indicado o tecido oxford.

Mas para aqueles que gostam da estética além da função, separamos alguns modelos para inspiração em nosso Pinterest:

Estetoscópio


Nem precisamos dizer que, na área da saúde, o estetoscópio é um símbolo junto ao jaleco. Serve para auscultar (semelhante a escutar) sons vasculares, respiratórios, cardíacos e orgãos digestivos, como o intestino.

Já fizemos um post aqui sobre a diferença entre diversos modelos, que pode te ajudar na hora da escolha. Ah, somos revendedores autorizados da 3M, viu? 🙂 Para ver nossa loja, confira clicando no botão abaixo:

Oxímetro


Essencial para medir a saturação do sangue, ou seja, a porcentagem do oxigênio. Como a queda de saturação é algo “silencioso” e perigoso, é importante ter o oxímetro em mãos para acompanhamento do paciente antes mesmo que os sintomas cheguem, e fazer intervenção precoce, caso necessário.

Na VIABEM temos estes modelos aqui:

Termômetro


O termômetro é um item necessário para o kit acadêmico. Graças a ele é possível medir a temperatura do corpo e identificação nos problemas de saúde – já que quando a temperatura está alta (acima de 37,5°C) é um alerta do nosso corpo avisando que algo não vai bem.

É importante que seja um termômetro de boa precisão e confiabilidade, e claro, saber a forma correta de utilizá-lo.

Esfigmomanômetro


O esfigmomanômetro é o instrumento mais confiável para aferição de pressão arterial, sendo de suma importância para vida acadêmica e profissional.

Fita Métrica


A fita métrica é muito utilizada para medir a circunferência encefálica, abdominal e outras, sendo um item para medição antropométrica.

Máscara


Nesses tempos atuais, nem precisamos dizer o quanto é necessário até mesmo para quem não é da área da saúde, não é mesmo?

A máscara é primordial para evitar contaminação por vírus e bactérias e, visto que tem muitas aulas práticas nas faculdades de saúde, é imprescindível que tenha em seu kit.

Vale salientar que seja para uso profissional e adequada para cada ambiente de utilização, como as cirúrgicas, filtros (PFF1, PFF2, PFF3) ou a de proteção respiratória (P100).

Caixa de Luvas


Mais um item de proteção para colocar em seu kit: as luvas. Elas servem como barreira de proteção contra os microorganismos, já que as mãos ficam bem expostas aos fluidos e contato com as pessoas.

Bônus Medicina:
Lanterna Clínica

Segundo a Macrosul,
é um instrumento de avaliação das pupilas
do paciente.

Essa avaliação se faz necessária pela conexão que há entre o cérebro e a pupila. Dependendo da reação da mesma, é possível constatar se há alterações na atividade cerebral.

Bônus Enfermagem:
Tesoura sem ponta

Quem disse que tesoura sem ponta é só na escolinha? Para os futuros enfermeiros, é uma ferramenta muito útil!

Serve para fazer curativos, cortar bandagem e outras tarefas corriqueiras. É importante que as pontas sejam arredondadas para proteger o paciente em caso de emergência, que necessite abrir a roupa do mesmo.

Bônus Fisioterapia:
Faixa Elástica

Sabemos que um dos itens que pode ser necessário na facul de fisio é a faixa elástica.

Ela é ótima para desenvolver a resistência muscular e uma ótima técnica em muitos tratamentos, pois não força as articulações e trabalha músculos.

Esperamos que esse post tenha sido útil para você!

Conte sempre com a Viabem 🤍

compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique por dentro

Posts Relacionados