O médico francês René Laennec desenvolveu, em 1816, o primeiro estetoscópio com um longo tubo laminado de papel, que canalizava o som do tórax do paciente ao ouvido.
Ao passo que Laennec necessitasse de melhoria acústica contínua, inventou outras versões do instrumento utilizando tubo de madeira. Desde então, o aparelho destinado a auscultar os sons produzidos por determinados órgãos do corpo como coração, pulmões, intestino adquiriu quase que um valor cultural.
Laennec criou o nome “estetoscópio” a partir de duas palavras gregas: stethos, que significa peito e skopein, que significa para visualizar ou ver. E o método de usar a “auscultação” pelo estetoscópio de “auscultare”, ou seja, ouvir.
Fazendo par ao jaleco, se tornou um ícone, caracterizando direta e definitivamente o profissional da medicina, dando destaque à identidade em relação às demais profissões.
O primeiro estetoscópio Binaural e a amplitude do som
Em meados de 1850, Dr. George Philip Cammann, médico em Northern Dispensary na cidade de Nova York, criou o primeiro estetoscópio binaural utilizável reconhecido, ou seja, o primeiro estetoscópio com um fone de ouvido para cada orelha.
Curiosamente, ele nunca o patenteou, pois acreditava que o design do instrumento deveria estar disponível gratuitamente para todos os médicos. O estetoscópio foi denominado Estetoscópio de Cammann pelo fabricante do instrumento original, George Tiemann.
O modelo de Cammann era feito com fones de ouvido de marfim conectados a tubos de metal de prata alemã que eram mantidos juntos por uma junta de dobradiça simples, e a tensão era aplicada por meio de “F” um elástico. Presos a eles estavam dois tubos cobertos por seda enrolada.
Estes convergiram em uma bola oca projetada para amplificar o som, e presa à bola estava uma peça de caixa de sino em forma cônica.
O avanço acústico e relevância na medicina no século 21
Com os avanços diários da tecnologia, agora é ele quem está na linha de frente das inovações como um dos instrumentos de diagnóstico mais importantíssimos. Ao passo que milhões de profissionais médicos, em todo o mundo, utilizam e dependem todos os dias.
Não apenas como uma forma importante para os clínicos fazerem o primeiro contato com seus pacientes, como também por dar permissão ao médico ou enfermeiro para “tocar” um paciente, sem realmente tocar. Ou seja, ele ajuda a quebrar o gelo, diminuir a apreensão e estabelecer uma conexão além do relacionamento.
No início dos anos 60, o Dr. David Littmann, médico cardiologista, pesquisador e professor da Harvard Medical School (HMS), reconhecido internacionalmente como autoridade em Eletrocardiografia, patenteou um novo estetoscópio revolucionário, com desempenho acústico muito melhor.
O doutor David Littmann ajudou a transformar um dispositivo de escuta simples em uma poderosa ferramenta de diagnóstico, sendo cada vez mais refinado pela 3M, empresa que adquiriu a companhia de estetoscópios do Dr. Littmann.
Atualmente, os estetoscópios contam com inúmeras inovações no mercado, tal como a Tecnologia de Diafragma Ajustável, inventada para fazer com que a auscultação de um paciente mais fácil e eficiente. vem revolucionando pela 3M. Com a finalidade de ouvir diferentes tipos de sons, simplesmente ajustando a quantidade de pressão aplicada ao auscultador de seu estetoscópio Littmann.
Com apenas um ajuste, praticamente elimina a necessidade de remover, girar ou reposicionar o auscultador para ouvir diferentes sons. Ou seja, destaca-se pela facilidade e simplicidade em relação aos seus concorrentes, que precisam desparafusar e trocar diafragmas e sinos.
Muito além dos mais ousados sonhos de Laennec, e talvez do Dr. Littmann, os estetoscópios Littmann tornaram-se o Padrão de Ouro, pelo qual todos os outros estetoscópios são julgados, a marca que oferece qualidade acústica superior, desenho inovador e desempenho excepcional.
Existe “Padrão de Ouro” em réplicas?
Você já ouviu falar que o barato sai caro? Quando o assunto é tecnologia e inovação na medicina, essa máxima também é muito válida. Portanto, quando puder optar pela originalidade, sem dúvidas, adquirir um estetoscópio original é a melhor escolha.
O estetoscópio original é inovador, em comparação àqueles que tem função idêntica no mercado. Além disso, a alta durabilidade também é um fator muito importante. Afinal, um estetoscópio original passou por rigorosos procedimentos durante sua fabricação.
Diante disso, sabemos que para ter confiança em uma empresa é preciso oferecer e garantir produtos de extrema qualidade! Além de facilitar seu atendimento e não ocasionar prejuízos e problemas futuros aos seus pacientes.