Black Friday: 4 fatos curiosos sobre esse dia

Sem dúvida, a Black Friday é uma ação promocional realizada por lojistas com o propósito de aquecer o consumo e a venda de mercadorias com grandes promoções anunciadas a preços tentadores.

Este evento é realizado na quarta sexta-feira do mês de novembro, tendo como referência o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), tradicional feriado norte-americano. A sexta logo após o feriado é então o momento em que as pessoas vão às ruas para aproveitar os preços tentadores de todo tipo de mercadorias.

4 fatos curiosos sobre a Black Friday:

Acredita-se que o termo foi usado pela primeira vez no século XIX e teve relação com um esquema criado por dois investidores para enriquecer. Jay Gould e Jim Fisk elaboraram um esquema para que eles controlassem o mercado de ações do ouro nos EUA. A ação era ilegal e eles nunca foram investigados, saindo ilesos de suas ações. O dia em que houve a queda drástica no preço do ouro aconteceu em 24 de setembro de 1869 e ficou conhecido como “Black Friday”, que significa, em uma tradução livre, “sexta-feira negra”.

A outra hipótese fala de uma revista da década de 1950 que chamou a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças de “Black Friday”. A justificativa para o termo era que, de acordo com a revista, muitos trabalhadores agiam na sexta após o feriado como se fossem vítimas da black death, a peste negra em inglês, fazendo com que o dia fosse uma black friday.

Acredita-se que o termo foi usado pela primeira vez no século XIX e teve relação com um esquema popularizou na Filadélfia, cidade em que os policiais começaram a usar o termo para se referir à sexta após o feriado, porque era um dia que havia muita gente na rua e que o trânsito ficava sobrecarregado.

Para muitos americanos, o desfile do Dia de Ação de Graças, promovido pela loja de departamentos Macy’s, tornou-se parte do ritual do feriado. Mas o evento, na verdade, foi inspirado nos vizinhos do norte. A loja de departamentos canadense Eaton’s realizou o primeiro desfile do Papai Noel em 2 de dezembro de 1905. Quando este aparecia ao final do desfile, era um sinal de que a temporada de festas havia começado – e, por sua vez, a corrida às compras.

A Black Friday no Brasil: você participa da potência bilionária?

A Black Friday começou a ganhar força no Brasil depois de 2012 e atualmente é uma das ocasiões em que os lojistas brasileiros mais faturam com vendas. A prática se consolidou e muitos lojistas fazem as promoções pontuais no dia específico, enquanto outros tiram todo o mês de novembro para realizar diversas promoções.Atualmente o faturamento com a Black Friday no Brasil é bilionário!

Nos últimos 3 anos, o salto de compras na Black Friday é visível – apesar da pandemia. Foi um ano de crescimento vertiginoso para as compras online, devido às restrições impostas pela COVID-19. Segundo o relatório da Neotrust, esses são os dados:

Consumidores
Pedidos
Faturamento
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Black Friday é racista?

Há estudiosos que dizem que “Black Friday” não significa “Sexta-Feira Preta”. Na visão deles, a expressão “In Black”, na verdade, quer dizer algo como “fazer dinheiro”, em português.

“To be in black = ter dinheiro na conta; sair do vermelho; estar no azul”

Tecla SAP

Não há nenhum dado científico que comprove que o termo não se relacione à questão da escravatura. Entretanto, o Grupo Boticário extingue o termo. “Não teremos mais o termo Black Friday no Grupo Boticário. Precisamos de algo maior e essa transformação deve vir por nós”, diz Grynbaum. “Sei que este não é o meu lugar de fala enquanto um CEO homem e branco e, por isso, todo o trabalho é realizado junto ao nosso grupo de afinidade ‘Além da Pele’ e o apoio de muitos especialistas”, reforçou o executivo. 

“Naturalmente há riscos de perdas para o negócio, há pouco tempo para adaptarmos a estratégia e estamos comprometidos em seguir atendendo as necessidades dos nossos consumidores”, afirma.

Para não deixar as marcas do grupo fora da época de promoções, porém, a empresa adotou o termo “Beauty Week”, que dará descontos aos produtos da companhia no mesmo período que a Black Friday. Outras marcas também entraram na onda, de acordo com o universo da mesma. Exemplo: a Simple Organic, que utiliza a “Green Friday” – e também a Decathlon, que emprega o termo “Blue Friday”.

Saúde e Bem-estar já conta com avanço de 91% na performance

De acordo com os números do levantamento, em 2020, o segmento de Saúde e Bem-Estar teve alta expressiva entre as principais categorias no período: 1289%, seguido por Beleza e Cuidados Pessoais, com aumento de 789%.

A tendência para 2021 é de que estes segmentos mantenham uma boa performance durante a data, uma vez que os dados demonstram resultados positivos nos últimos meses. Na comparação entre o terceiro trimestre de 2021 e o mesmo período de 2020, o aumento foi de 91% para Saúde e Bem-Estar e 250% para Beleza e Cuidados Pessoais.

Para a Black Friday deste ano, a Viabem aumentou seu quadro de funcionários em 40%, além de alinhar a estratégia com seus operadores logísticos. Além disso, em parceria com seus fornecedores, garantimos preços imbatíveis e agilidade no preparo e rapidez na entrega dos produtos. “O objetivo é promover dignidade e acessibilidade através de equipamentos de saúde com preço justo e entrega rápida, garantindo a conveniência aos clientes”, comenta a nossa diretoria.

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